O perfil é destinado para pessoas, com foco na interação entre amigos e familiares. Já a página funciona como um Facebook empresarial, cujo o objetivo é conectar uma marca ou projeto ao seu público. Por isso, como lembra a analista de redes sociais Letícia Altini Cargo, para o segundo caso existem recursos profissionais de monitoramento.
Ainda assim, a confusão é comum entre os empreendedores. Eles muitas vezes criam um perfil para divulgar a sua marca e passam a impressão errada ao consumidor. Felizmente, o Facebook oferece opções para que você possa criar uma página aproveitando essa primeira investida na rede social. Desse modo, sem ter que começar do zero.

Ao transformar um perfil em página é possível manter o conteúdo.
Como transformar o seu perfil em Facebook empresarial
Usar um perfil para representar algo ou alguém que não seja você, como uma empresa, representa uma violação dos Termos do Facebook. Ou seja, pode levar a sua conta a ser excluída.
Para evitar que isso aconteça, a solução é transformar o perfil em um Facebook empresarial. Ou seja, uma fan page que os usuários possam curtir. O processo é bastante simples. Basta fazer o login no perfil que você deseja transformar em página e clicar nesse link.
Ao fazer isso, a rede social exibe um aviso de que você pode criar uma página baseada no seu perfil. Para concluir o processo, basta clicar em começar e aguardar que a mudança seja concluída.
Depois, é só ajustar todos os detalhes diretamente na nova página e selecionar que conteúdos você deseja manter. Além disso, informar se pretende transformar aqueles que eram seus amigos em curtidores.
Unir duas páginas
Outro erro comum é a criação de duas páginas diferentes para divulgar uma mesma empresa. Quando esse é o caso, o Facebook também oferece uma solução. Para unir as duas, basta que você seja o administrador de ambas.
No entanto, vale lembrar que essa é uma alternativa apenas para páginas que representam a mesma empresa. Ou que contam com nomes semelhantes. Além disso, também precisam ter o mesmo endereço físico registrado, caso ele exista.
Para mesclar as duas páginas, o primeiro passo é acessar esse link, que vai mostrar as fan pages que você administra. No primeiro menu suspenso que aparece, selecione aquela página que deseja manter. Já no segundo clique naquela que pretende mesclar. Se a opção estiver disponível, basta clicar em confirmar.
No entanto, não se esqueça de analisar bem antes de fazer a alteração. Para a página que você deseja manter, a única mudança é o acréscimo no número de curtidores. Da outra, apenas os check-ins são mantidos.
Vantagens de uma fanpage no Facebook empresarial
Criar uma página para o seu negócio é muito importante para que você possa diferenciar a sua vida pessoal da profissional. É fundamental manter esse distanciamento para que a sua marca consiga criar uma identidade própria e comece a adquirir curtidas em função dos produtos e serviços que oferece.
Outro ponto essencial é que as páginas disponibilizam relatórios completos para você acompanhar de perto o desempenho do seu negócio. Informações sobre quem visita a sua página, como sexo, idade e localização, são indispensáveis na hora de criar a sua estratégia de marketing. Além disso, sendo administrador de uma fanpage no Facebook empresarial, você tem acesso ao Gerenciador de Anúncios para poder criar propagandas online e alavancar de vez a sua marca.
Ao longo deste conteúdo, vimos como o recurso do Meta pode ser um importante aliado para a sua empresa. Mas agora, é hora de dar o próximo passo. Confira, a seguir, alguns artigos que mostram como e porque a inovação tecnológica é o futuro:
- Catar 2022: tecnologias inovadoras prometem Copa do Mundo histórica
- Como o investimento massivo em tecnologia no Japão levou o país ao topo
Até logo!