O domínio de internet, também conhecido como endereço ou URL, é um nome único que identifica uma página. É o que as pessoas devem digitar no navegador para encontrar o seu website (por exemplo, www.nomedomeunegocio.com).
A definição desse domínio é um passo importante no planejamento da presença online de sua empresa. Veja dicas para escolher o mais adequado:
6 dicas para escolher o melhor domínio de internet
1) Acima de tudo, o domínio de internet deve refletir o nome do negócio, ser direto e autoexplicativo.
Se domínio desejado já tiver sido registrado, você deve buscar alternativas. Considere que as opções devem tornar o seu website único e, ao mesmo tempo, diferenciá-lo da concorrência.

Já escolheu o domínio de internet da sua marca?
2) O seu domínio deve ser o mais curto e fácil de lembrar possível. Não use números no lugar de palavras e hifens para separar termos, mesmo que seja para diferenciar de outros endereços, a menos que seja realmente necessário.
3) Existem múltiplas opções de complementos, mas tente achar um domínio .com, já que eles são o padrão para negócios.
4) Se você planeja ampliar a área de atuação do seu negócio, não limite o domínio a um único produto. Por exemplo: você vende meias, mas adotar o domínio www.vendomeias.com vai dificultar a sua expansão quando desejar vender camisetas também.
5) Antes de registrar o domínio, uma boa dica também é verificar se ele está disponível como nome de páginas e de usuários em redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram, etc. Quanto mais integrado for o nome do domínio com essas plataformas, mais fácil será para o cliente.
6) Se o nome da empresa e o domínio do site estiverem sendo planejados em conjunto, você deve levar em conta o Google nessa hora. Isso porque a URL tem uma importância grande na indexação da página nas ferramentas de busca. Assim, é uma boa ideia pensar não apenas na relação do domínio com o seu negócio, mas também na quantidade de buscas que os termos da URL têm no Google. Mais tarde, essa dica pode fazer a diferença: quanto mais alto no ranking de busca você estiver, mais acessos originados de buscas você terá.
Registrando um domínio de internet
Para registrar um domínio.com ou .net, uma dica é consultar o site da Internic, uma empresa do Departamento de Comércio dos Estados Unidos. Diversas outras organizações oferecem serviços de registrar. Isso porque algumas empresas oferecem gratuitamente o serviço da consulta ao domínio, mas aí, na hora da pesquisa, registram essa URL sem a sua solicitação e depois informam que, para obter aquele domínio, você terá que pagar, digamos, 100 dólares.
Se o nome estiver disponível e não violar nenhuma lei, o próximo passo é fazer o registro. Esse registro pode ser feito diretamente no seu servidor de hospedagem, o que vai facilitar depois o acompanhamento. A hospedagem é um serviço à parte e cobra mensalidades que variam bastante, conforme a empresa.
Se você contratar um desenvolvedor para produzir o site e pedir para que ele faça o registro, certifique-se de que isso será feito em seu nome ou da sua empresa para evitar problemas futuros.
Lembre-se de que você pode registrar o domínio de internet mesmo sem ter o site ainda. Se você vai começar o seu negócio e ainda não tem pretensões de ter uma página, faça o registro mesmo assim para garantir que terá o nome que deseja. O valor da taxa a ser paga para manutenção (a partir de 10 dólares por ano) é irrisório perto de não ter o domínio que seja o mais adequado para a sua empresa.
Gostou das dicas para comprar o seu domínio de internet? Deixe um comentário!