E-commerce grátis: conheça as opções e descubra se vale a pena

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De um lado, a vantagem de não gastar nenhum tostão. De outro, a restrição de personalização e de funcionalidades. Se você planeja vender seus produtos online, precisa considerar os prós e contras das plataformas de e-commerce grátis. Continue a leitura e descubra como fazer a melhor avaliação nesse momento.

E-commerce grátis limita personalização

Com a ascensão do mercado online, a concorrência aumenta. Desse modo, surgem mais opções para quem deseja investir no setor. Existem basicamente três opções para quem pretende vender produtos online: plataformas de e-commerce grátis, de código aberto e pagas.

Para o especialista e consultor em e-commerce Thiago Sarraf, as principais limitações das plataformas grátis de e-commerce estão no visual e possibilidade de personalização. As opções gratuitas oferecem menos opções de uma forma geral. “Desse modo, são indicadas para os que estão começando no mercado online e ainda querem se certificar de que o negócio pode dar certo”, afirma.

E-commerce grátis: conheça as opções e descubra se vale a pena.

Optar por plataformas pagas ou gratuitas de e-commerce exige avaliação prévia das funcionalidades.

No entanto, é importante lembrar que, ao ignorar a importância da estética e do visual do website, você corre o risco de prejudicar a imagem da empresa. É o que avalia o webdesigner Eduardo Veit. “No caso de empresas que prezam por uma imagem qualificada, a escolha de templates gratuitos poderá enfraquecer a marca da empresa”.

Desse modo, a saída, nesse caso, é buscar apoio de um profissional da área para desenvolver uma plataforma personalizada. Seja um programador, um webdesigner ou uma agência capacitada. “As plataformas gratuitas não se comparam a um projeto desenvolvido sob medida para a empresa”, esclarece Veit.

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Escolhendo uma plataforma de e-commerce grátis

No entanto, se as limitações de personalização não são um problema, você pode seguir em frente. Desse modo, é o momento de analisar em detalhes as opções disponíveis. A decisão vai depender do nicho da sua empresa, do tráfego esperado e do seu modelo de negócio. Algumas das principais opções do cenário brasileiro incluem:

Loja Integrada

Trata-se de uma plataforma de e-commerce para micro e pequenas empresas. Oferece funcionalidades como estoque inteligente e layout parcialmente personalizável. Além disso, disponibiliza domínio próprio e compatibilidade com dispositivos móveis. Para o consultor Thiago Sarraf, é a principal opção do mercado brasileiro.

Dual Store

A DualStore oferece uma plataforma de e-commerce baseada no sistema Magento, principal plataforma de código aberto do mundo. Para obter os melhores resultados com o site, é provável que você precise do auxílio de um profissional.

UeLoja

A UeLoja é uma empresa especializada na criação de lojas virtuais. Entre os principais destaques estão as características sofisticadas de design e a otimização automática para os buscadores. O que é essencial para pequenos empresários.

Crescimento pode exigir plataformas pagas

À medida que a empresa cresce, a demanda aumenta e o negócio atinge outras proporções. Desse modo, é preciso reavaliar as funcionalidades da plataforma. E, assim, descobrir se é necessário investir em um modelo de e-commerce pago. “Plataformas pagas ou com desenvolvedores próprios oferecem mais possibilidades”, aponta Sarraf.

No entanto, vale lembrar que, quanto mais você pesquisar e analisar as plataformas disponíveis, maiores serão as chances de acertar na escolha. Essa avaliação deve considerar o site externo (ou seja, como é visto pelos clientes) e a área administrativa (à qual só você e os desenvolvedores terão acesso).

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