Como divulgar seu negócio na internet?

Foto do autor

A internet está a cada dia mais presente na rotina das pessoas, isso é fato. Ainda assim, alguns empreendedores seguem ignorando o poder dessa ferramenta na divulgação do seu negócio. Esse ainda é o seu caso? Se for, este pode ser o momento de repensar.

Isso porque, de acordo com pesquisa do Sebrae, em 2017, 59% das empresas brasileiras já possuíam site ou perfil nas redes sociais. Ou seja, a maioria das empresas já está internet, e a sua não pode ficar de fora.

Como fazer divulgação na internet.

Descubra como divulgar sua empresa na internet e vender mais!

Ainda conforme a mesma pesquisa, cerca de 65% dos brasileiros já pesquisaram ou compraram algo pela internet. Desse modo, não há como negar que existe um mercado aí. Um mercado que só cresce e que precisa fazer parte da vida do seu negócio. Caso contrário, você corre risco de perder oportunidades e vendas.

No entanto, mesmo com tantas razões para estar na internet, algumas empresas ainda encontram resistência para adentrar nesse mercado. Os motivos para isso variam, indo desde a dificuldade em mexer nas plataformas digitais até a descrença de que elas realmente dão resultado.

Essa resistência, porém, se mostra infundada quando analisamos com mais cuidado as plataformas digitais. Afinal, elas estão cada vez mais fáceis de usar, sendo desenvolvidas para serem entendidas de modo intuitivo e com recursos que ajudam a conquistar rapidamente os objetivos a que se propõe.

Se você ainda precisa de uma ajudinha para descobrir como divulgar seu negócio na internet, continue a leitura. A seguir, você terá algumas recomendações importantes que vão auxiliar a sua empresa a se tornar presente nos meios digitais. Desse modo, poderá ver suas vendas aumentarem e sua empresa se fortalecer. Vamos lá?

Ter um objetivo leva você mais longe

Em um primeiro momento, é importante definir com assertividade qual é o seu objetivo ao se fazer presente nos meios digitais. Você quer vender mais? Quer estabelecer sua marca na internet? Quer se tornar mais visível? Divulgar massivamente um novo produto ou serviço da sua empresa?

Ou seja, uma campanha na internet pode ter vários focos e trazer vários resultados diferentes. Para não gastar tempo, dinheiro e energia em uma campanha incerta, definir seu foco é primordial.

Dessa forma, é importante analisar bem os modelos de anúncio de redes como Facebook e Instagram, por exemplo. Tais plataformas oferecem formatos de publicidades diferenciados, com enfoque em objetivos diversos. Você pode escolher uma campanha que estimule os clientes a curtir a sua página e assim aumentar sua base de fãs.

Ou então, criar uma campanha onde visa levar mais pessoas para o seu site – aumentando suas vendas. Análise tais fatores com cuidado e defina seu objetivo com clareza para poder ir mais longe.

Webinar | Tendências em tecnologia proteger sua empresa_V1

Peças-chaves de uma boa divulgação na internet

Como fazer divulgação na internet.

Antes de mais nada trace um planejamento e defina um orçamento.

Antes de começar a aparecer nas redes sociais e na internet em geral, é importante que sua empresa tenha um planejamento e um orçamento definido para os meios digitais. Portanto, é fundamental fazer um estudo antes de começar a agir. Ou seja, definir quanto pode investir e traçar um plano de ação são ótimos para estabelecer limites e metas.

Uma dica de Bernardo Castello Branco, presidente da Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi), é anunciar somente aquilo que se pode entregar. Em outras palavras, a dica é começar pequeno, medindo resultados e impactos imediatos como retorno, venda e percepção de marca. Além disso, o planejamento ajuda a definir o foco da sua campanha. Desse modo, sabendo onde se quer chegar e como, fica mais fácil alcançar os seus objetivos.

Divulgação do seu negócio em plataformas de diretório, como o Apontador+

Você já ouviu falar das plataformas de diretórios? São sites que unem informação local, como um guia tipo “Páginas Amarelas”, porém de maneira online, funcionando no digital. Se trata de uma maneira extremamente prática e eficaz de colocar sua empresa na internet e torná-la visível e relevante para o público.

Desse modo, uma opção de plataforma de diretório é o Apontador+. Com ele, você pode divulgar seu negócio na internet e aumentar sua presença online, ao criar para a sua empresa uma página com conteúdos especiais dentro da ferramenta.

Anunciando na plataforma, seu negócio terá uma página totalmente customizável dentro do Apontador+. Isso inclui fotos, vídeos, além de ser possível criar campanhas e cupons para sua empresa, receber comentários dos usuários e estar virtualmente conectado ao seu cliente.

Como fazer divulgação na internet.

O Apontador+ traz até você os clientes que buscam a sua marca.

A partir de R$19,90 ao mês, é possível contratar o serviço e já começar a produzir sua página por lá. Entre as vantagens que o Apontador+ traz para a sua empresa, estão:

  • Visibilidade: tenha uma página na internet para a sua empresa 100% pronta com destaque nos resultados de buscas e gere resultados para o seu negócio.
  • Audiência: mais de 16 milhões de pessoas acessam o site Apontador todo mês. E a sua empresa pode estar em contato com elas.
  • Controle: saiba quanto e qual é o seu público acessando um relatório com as estatísticas de visitas e cliques no seu anúncio.

Assim, o Apontador+ é uma excelente maneira de conectar sua empresa a milhares de consumidores online. Para saber mais, acesse o site da plataforma e comece agora mesmo sua estratégia para tornar sua empresa relevante online!

Use a abuse das ferramentas gratuitas de divulgação

Quando se trata de divulgação na internet, cabe ressaltar que nem todo investimento é financeiro. Desse modo, se a princípio você não tem muito capital para investir nesse meio ou está receoso de arriscar, considere alternativas gratuitas. Assim, você divulga a sua marca sem gastar, e pode ir testando sua participação dos meios digitais.

Como fazer divulgação na internet.

Ferramentas mais econômicas são sempre uma ótima opção.

Então, antes de fazer um site, você pode criar uma página no Facebook para a sua empresa, por exemplo. Além de perfis no Twitter ou Instagram, duas outras redes sociais que são excelentes canais de divulgação comercial.

Além disso, é possível cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio, ferramenta gratuita do Google para empresas. Pela plataforma, você pode criar uma página com informações da sua empresa, como telefone, endereço, horário de funcionamento e outros dados básicos que aumentam suas chances de ser encontrado por seus clientes.

Quer saber como aumentar as vendas da sua empresa? Clique aqui!

Tenha um conteúdo de qualidade

De nada adianta um planejamento tático e um investimento financeiro substancial se o conteúdo que a seu estabelecimento propaga não é de qualidade, não cativa ou não engaja.

Isso porque, afinal de contas, o que fica mesmo é a mensagem que a sua empresa quer passar. Você tem caprichado nisso? Mas, como produzir um conteúdo que seja relevante e de qualidade?

Nesse sentido, se você não sabe por onde começar, é provável que a melhor saída seja contratar uma agência especializada em marketing digital. Assim, com um pequeno investimento, você pode contar com o apoio de profissionais especializados que trarão o melhor para seu negócio em publicidade, design e marketing.

Como fazer divulgação na internet.

Se não puder fazer o conteúdo, então terceirize.

Além disso, o foco da criação do conteúdo sai das suas mãos, deixando você livre para se dedicar ao que realmente precisa: gerir seu negócio.

No entanto, mesmo que não seja você quem vá fazer o conteúdo da sua marca, é importante saber do que ele é feito. Portanto, é fundamental ter conhecimento sobre os fatores que definem um conteúdo digital de qualidade. Entre esses fatores, podemos citar:

  • O conteúdo precisa atender as necessidades e desejos do seu público;
  • A comunicação deve ser leve e direta;
  • Precisa existir a transmissão de informações e novos conhecimentos;
  • A qualidade técnica (resolução de imagens e vídeos, boa escrita) do conteúdo deve ser impecável.

Ou seja, você precisa cuidar para que tudo isso esteja na comunicação que entrega para seus clientes. Seja fazendo você mesmo, seja dispondo do serviço de profissionais do ramo que o faça.

Segmentação de público e escolha de palavras-chave fazem a diferença

Assertividade é fundamental quando se divulga a sua marca na internet. Desse modo, considere sempre segmentar seu público para alcançar de maneira mais exata os clientes que deseja conquistar.

Como fazer divulgação na internet.

Segmente para atingir seu público com precisão.

De um modo geral, todas as plataformas de mídias sociais permitem que o público seja segmentado. Essa segmentação pode ser feita levando em consideração fatores diversos, como gênero, idade, interesses, dispositivos, localização, entre outros.

Além disso, a segmentação pode ser bem mais eficaz quando você escolhe com atenção as palavras-chave do seu anúncio. Assim, ao configurar sua campanha, trabalhe com palavras-chave assertivas, que sirvam como guia para os motores de busca como Google, por exemplo.

Não deixe de monitorar suas campanhas

Uma campanha não se mantém sozinha, é preciso ter isso sempre em mente quando você começa a divulgar seu negócio na internet. Então, não basta apenas montar a campanha e deixar ela funcionando no automático, sem supervisão. Muito pelo contrário. Antes de qualquer coisa, para que a sua divulgação na internet seja eficaz, você precisa monitorar constantemente suas campanhas.

Como fazer divulgação na internet.

Monitore sempre suas campanhas para saber onde pode melhorar.

Desse modo, é possível ter uma visão muito mais acertada de como está o desempenho do seu projeto. Fica mais fácil ver o que está funcionando e o que não está. Além disso, monitorado sua campanha, você pode detectar novas oportunidades a serem exploradas e novos públicos a serem impactados.

Devagar se vai longe

Quando se fala em criar uma campanha na internet, é preciso lembrar que paciência é fundamental. Isso porque, embora tudo na rede aconteça muito rápido, os resultados não surgem de maneira imediata. A construção da presença de uma empresa na internet é algo que demanda tempo.

Só para se ter uma ideia, conforme dados do Google, são necessárias no mínimo duas semanas para que uma campanha amadureça propriamente nas plataformas digitais.

Ou seja, é melhor deixar a pressa de lado e trabalhar com a constância. Assimilando os resultados e observando as performances, você consegue com o tempo melhorar cada vez mais suas campanhas. E, assim, ser cada vez mais assertivo na divulgação da sua marca na internet.

Concluindo…

Nesse ambiente global tão competitivo que vivemos, a internet se torna uma das mais importantes vitrines para os negócios. Desse modo, é importante para um empreendedor de sucesso saber quais são as melhores ferramentas para tornar sua empresa mais relevante online.

Assim, entre todas as dicas que se pode dar para criar a presença da sua marca online, o Vivo Apontador+ se apresenta como  um ótimo investimento. Com a plataforma, é possível fazer sua marca aparecer na internet e começar a vender mais. Isso porque a ferramenta coloca a sua empresa em destaque, garantindo visibilidade em diferentes plataformas online.

Continue com a gente no Blog Vivo Empresas para mais conteúdos como esses e boas vendas!

Foto do autor
Solicite um contato