Saiba como usar hashtag para o bem de seu negócio em 5 dicas

Foto do autor

A utilização de hashtags é uma boa forma de conectar uma marca com o seu público nas redes sociais. Se utilizadas corretamente, elas ajudam a expandir o alcance e facilitam o monitoramento das ações de marketing. Mas nem todas empresas sabem como usar hashtag corretamente. Confira, a seguir, dicas para ter sucesso nas ações.

Foto de duas pessoas se divertindo enquanto veem algo no notebook

Utilizar hashtags corretamente ajuda a aumentar o alcance da marca. Foto: iStock, Getty Images

Como usar hashtag

Seja no Twitter, Facebook ou Instagram, ao utilizar uma hashtag muito repetida pelos usuários, você terá a possibilidade de ser visto por pessoas que nunca veriam a sua postagem caso não visualizassem a lista de discussão sobre esse tema.

Claro que, para essa estratégia ter efeito, é importante saber como usar hashtag relevante. Uma forma de identificar o que é relevante é seguir as tendências, o que pode ser feito acessando sites como Hashtags.org, Statigram e Trendsmap.

Por outro lado, criar hashtags e estimular que seus fãs a repitam pode ser uma boa pedida para quando você lançar um produto novo com o qual eles ainda não estão familiarizados. Por exemplo, utilizar a hashtag #NovoProdutoX pode ajudar a torná-lo mais conhecido.

Webinar | Como manter a privacidade de dados_V1

Crie suas próprias hashtags

Estimular seus seguidores a repetirem hashtags criadas pelo seu negócio é uma boa forma de estimular e monitorar a discussão em torno de sua empresa.

Além disso, é uma boa tática para lançar promoções e concursos nas redes sociais. Peça para que os usuários postem uma foto ou frase acompanhada de uma hashtag criada por você. Ao término da campanha, ficará muito mais fácil de acompanhar o resultado e escolher o participante vencedor.

Um exemplo de sucesso vem da pizzaria americana Domino’s, que promoveu uma campanha para a hashtag #letsdolunch. Assim que 85 mil pessoas utilizaram essa expressão, a rede baixou os preços de suas pizzas pela metade entre às 11h e 15h daquele dia. Com isso, a marca estimulou a participação de um grande número de pessoas e se certificou que todas os participantes tivessem ao menos um nível mínimo de engajamento com a proposta.

Ao lançar uma promoção, em vez de pedir para que as pessoas só curtam ou compartilhem determinada postagem, peça que elas postem também uma hashtag específica que ajude a reforçar a imagem de seu negócio.

Use caixa alta na primeira letra da hashtag

Uma dica muito importante é o uso da caixa alta. Essa dica vale tanto para hashtags com apenas uma palavra quanto para as que contenham mais de uma palavra.

Além de ser uma estratégia inclusiva com quem possui limitação de leitura, se trata de um jeito mais organizado de escrever. Assim, prefira usar #SuaMarca do que #suamarca, por exemplo.

Não use hashtags muito longas

Procure não usar hashtags muito longas. Isso pode dificultar a leitura. Além disso, uma tag longa é difícil de ser copiada e virar tendência entre os usuários. Opte pelo simples.

Utilize hashtags de conteúdo

Essa é uma estratégia que busca não apenas posicionar bem a sua empresa em buscas relacionadas a assuntos do momento. Mas sim agregar valor ao post, com palavras comuns que referem-se a produtos, estilo de vida, eventos, locais, etc.

O objetivo aqui é alcançar as pessoas que fazem buscas por essas expressões ou as utilizam. Para isso, monitore as hashtags utilizadas por seus seguidores, concorrentes, fornecedores e parceiros.

Por exemplo, se você tem uma loja de bicicletas, ao postar uma imagem no Instagram, utilize as hashtags #bicicleta e #bike. Se você vai participar de um evento, lembre do nome do evento em todas as postagens que fizer em relação a ele, assim você atinge as pessoas interessadas no assunto.

Foto do autor
Solicite um contato