Como anunciar no Google: conheça as opções disponíveis

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Se você ainda tem dúvidas de como anunciar no Google, este artigo é para você. A seguir, vamos te mostrar como identificar oportunidades para o seu negócio através desta plataforma. Pois, afinal, com qual frequência você recorre ao Google para tirar alguma dúvida ou buscar uma informação qualquer? Imagine um comportamento parecido por parte dos internautas. É possível entender como o maior buscador da web pode ser um canal de marketing extremamente eficiente, certo? Aqui, você vai entender como anunciar no Google com estratégias que vão além dos links patrocinados. Boa leitura!

As opções de anúncio do Google

O Google Adwords não é a única opção para anunciar no Google. Essa ideia equivocada é comum, e pode ser explicada pela popularidade do mecanismo. Justo, já que ele concentra o maior volume de anúncios do buscador.

No entanto, apesar de ser a ferramenta de publicidade mais popular do Google, os links patrocinados não são a única maneira de se anunciar no buscador. Esse é o argumento de Lucas Diniz, especialista em marketing digital da agência 8 Total Brand.

Com a ajuda de Diniz, listamos, a seguir, três opções para quem deseja aproveitar a visibilidade do buscador e aprender como anunciar no Google de forma inteligente. Tudo isso sem precisar recorrer aos links patrocinados.

Como anunciar no Google?

Banners são uma alternativa relevante para quem pretende aumentar a visibilidade com o Google.

Banners

O Google possui uma rede de blogs parceiros com interesse em exibir banners. E, é claro, receber um percentual do valor investido pelo anunciante. Desse modo, você pode criar diversos tipos de anúncios, desde textos a vídeos, passando por materiais gráficos e interativos.

Além disso, assim como ocorre com outras modalidades de anúncio, é possível escolher sites relevantes ao produto ou ao nicho da sua empresa. Desse modo, potencializando o alcance do investimento entre o público-alvo.

Youtube

No Youtube, há a possibilidade de anunciar por meio de banners posicionados na barra inferior dos vídeos. Ou seja, seguindo a mesma lógica do que ocorre nos websites, ou por meio de vídeos publicitários propriamente ditos. Eles são inseridos antes do início do vídeo que o usuário escolheu visualizar.

Google Play

A loja de aplicativos do Google para Android permite que você promova seu aplicativo. Ou seja, anunciando-o para um grupo de pessoas que manifestaram interesse por aplicativos semelhantes. Ou cujo comportamento na web está relacionado ao app que você oferece.

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Como anunciar no Google Adwords

Agora que já explicamos as alternativas, vamos falar sobre como anunciar no Google Adwords, serviço de anúncios do Google. Trata-se de um sistema de links patrocinados, que permite que as empresas associem seus sites, marcas e produtos aos termos (palavras-chave) pesquisados pelos usuários no Google. Desse modo, é possível direcionar a publicidade às pessoas que realmente têm interesse pelo que você oferece.

Para anunciar, basta criar uma conta do Google e acessar o site oficial do Google Adwords. A plataforma oferece diversos recursos para que você encontre as palavras-chave mais adequadas ao produto que pretende anunciar. Além disso, com o melhor custo-benefício.

Isso porque, quanto maior a popularidade da palavra-chave, maior será a concorrência por ela e mais caro custará cada clique associado. “Desse modo, para a escolha das palavras-chave, é essencial entender o negócio e o segmento da empresa”, aponta Diniz.

Isso significa entender o significado de cada palavra para o desempenho da empresa. Para cada etapa do funil de compra, é recomendado se trabalhar com diferentes grupos de palavras-chave. Das mais específicas, que indicam o desejo de finalizar a compra, até as mais genéricas, que não estão relacionadas diretamente à compra, mas que podem aumentar o conhecimento de sua marca.

Como os anúncios do Google são cobrados

O Google tem por padrão determinar a posição dos seus anúncios no sistema de leilão, ou seja, quem oferece o maior valor pela propaganda acaba ficando nas primeiras posições. Sendo assim, existem duas formas para fazer a cobrança dos seus anúncios no Ads: Custo Por Clique (CPC) e Custo Por Mil (CPM).

No CPC, a plataforma cobra a cada vez que o seu anúncio for clicado por algum usuário na página de busca. Neste tipo de anúncio, você seleciona para qual palavra-chave quer que a sua propaganda apareça e, com isso, o valor do clique é variável conforme a dificuldade e a qualidade dos anúncios. 

Já no CPM, o Google faz a cobrança a cada mil exibições do seu anúncio. Isto é, o valor é estipulado por lote de impressões. 

Como investir no posicionamento orgânico

Melhor do que gastar dinheiro com anúncios do Google, o ideal seria anunciar de graça, não é mesmo? E com as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) você consegue! Otimizando o seu site, produto e conteúdos para os motores de busca, a sua página vai acabar aparecendo do buscador mesmo sem investir um centavo. Isto porque o Google prioriza informações relevantes às buscas dos usuários.

Outra forma de aparecer no topo das pesquisas é o Google Meu Negócio. Com esta ferramenta do Google, você consegue cadastrar a sua empresa no Google Maps e inserir informações importantes como horário de funcionamento, segmento do negócio e avaliação dos clientes. Construir uma página completa e informativa é uma ótima alternativa para conseguir visibilidade.

Como anunciar no Google?

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