Cabeamento de rede é obsoleto ou necessário? Descubra

Foto do autor

Existem muitas opções para o empreendedor organizar a estrutura de rede da sua empresas. No armazenamento de dados, por exemplo, os serviços de compartilhamento em nuvem são a onda do momento. Enquanto o wireless é a tecnologia favorita quando o assunto é conexão à internet. Diante disso, o empreendedor pode se perguntar: cabeamento de rede ainda é necessário?

Prós e contras do cabeamento de rede

Atualmente, o investimento em cabeamento de rede está caindo em desuso por parte das empresas. Principalmente pela questão da mobilidade e facilidade adquirida com a internet Wi-Fi, a conexão via cabo é deixada de lado. Apesar disso, ainda há vantagens importantes do cabeamento de rede na comparação com a tecnologia sem fio.

A principal vantagem é em relação a navegação em si. Com o cabeamento de rede, você ainda consegue obter uma conexão mais rápida e estável, fundamental em escritórios e grandes empresas. A interferência em uploads e downloads também é muito menor quando utilizada a conexão via cabo.

No entanto, para tráfego de dados em menor quantidade, a conexão Wi-Fi não é um grande problema. Ou seja, se sua empresa trabalha apenas utilizando-se de armazenamento e compartilhamento em nuvem, e tráfego de dados em baixa quantidade, a internet sem fio pode ser a melhor solução, pois seus funcionários não irão sentir grande diferença entre uma opção e outra.

Desenho em um quadro demonstrando conectividade na nuvem. Imagem simboliza o cabeamento de rede.

Cabeamento de rede traz estabilidade na navegação, mas empresas optam cada vez mais por internet wireless.

Vantagens internet das coisas (IoT)

Conheça 3 ferramentas de armazenamento em nuvem

As ferramentas de armazenamento em nuvem também passaram a ocupar o lugar que era destinado ao cabeamento de rede para troca de informações e de dados. Ao invés de compartilhar arquivos da empresa em uma rede interna, esse tipo de serviço permite o acesso ao ambiente compartilhado em qualquer lugar – basta apena entrar com usuário e senha.

Existem várias opções disponíveis no mercado. Conheça três delas e saiba qual se adapta melhor às suas necessidades.

Google Drive

O Google Drive é um dos softwares de armazenamento em nuvem mais utilizados pelas empresas, principalmente em função da quantidade de soluções que o Google oferece em seu pacote Apps for Work. Além disso, por estar presente em quase todos os dispositivos com Android, facilita a vida de quem usa smartphones para trabalhar.

OneDrive

O OneDrive é a solução da Microsoft para armazenamento em nuvem. Para quem busca soluções gratuitas, é uma das melhores opções disponíveis no mercado. Seu pacote free possibilita o usuário compartilhar até 15 gigabytes de dados. Além disso, usuários do Office 365 também podem guardar seus dados na plataforma.

Dropbox

O Dropbox, assim como seus concorrentes, também oferece um pacote com soluções exclusivas para uso empresarial. A partir de um plano pago, o cliente recebe espaço ilimitado, recuperação de arquivos e histórico de revisões, além de suporte ao vivo e por e-mail. É possível também utilizar a ferramenta durante um período de testes de maneira gratuita.

Foto do autor
Solicite um contato