Como o processo de digitalização impulsiona as empresas

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Por muitos anos, temos adaptado a maneira com a qual nos comunicamos, mantemos contato e nos atualizamos com o uso da internet e dos smartphones. E agora, depois de várias semanas de confinamento forçado imposto pela Covid-19, estas ferramentas são consideradas não somente como serviços essenciais em nosso dia a dia, mas também são uma parte fundamental da solução à crise para as companhias.

A necessidade de adaptação à nova era digital não é novidade. De fato, já vínhamos falando, há um bom tempo sobre os impactos da “transformação digital” tanto da economia quanto dos negócios. No entanto, isto se tornou evidente e mais relevante a todos nós nos últimos meses.

Neste exato momento, milhões de negócios ao redor do mundo estão avaliando o quão “prontos digitalmente” estão, assim sobre o papel crucial que a nuvem e os serviços de comunicação desempenham neste processo. É especialmente notável o conceito de continuidade de negócio e a função essencial destes serviços no fornecimento de acesso às ferramentas e plataformas necessárias para mantermos o negócio funcionando.

Infelizmente, a pandemia pegou vários empreendimentos de surpresa. Especialmente aqueles que estão bem no início de sua evolução digital. E isto significa que muitos estão sem acesso às ferramentas e serviços necessários para garantir a continuidade de seus negócios.

O impacto da transformação digital na rotina das organizações

A realidade é que o coronavírus tem influenciado mais à evangelização da nuvem do que todo o trabalho que a indústria inteira do setor tem feito há anos. Em apenas poucas semanas de confinamento, temos visto o equivalente a cinco anos de crescimento de mercado. Com um aumento sem precedentes na adoção de serviços de Cloud com milhares de companhias ativando o trabalho remoto e ferramentas de colaboração.

É em momentos como este que estratégias efetivas de trabalho remoto são essenciais para manter os empregados conectados e o funcionamento operacional da companhia. É claro que nenhum negócio pode evitar as implicações da intervenção governamental, restrição de movimento ou a exigência de implementar novas políticas de recursos humanos para todos os colaboradores.

Mais do que nunca, é importante contar com planos de continuidade de negócio e um plano de trabalho remoto bem estruturados, para que sua operação, seja qual for, não pare. Um plano no qual, não somente a área de TI, normalmente a primeira a se envolver devido à implementação de tecnologia, seja acionada. Mas, também o RH e outros departamentos. É essencial que todos estejam envolvidos e tenham um papel estratégico a desempenhar.

Este plano deveria incluir recomendações básicas, como:

  • A permissão de colaboração segura e ambientes de comunicação, tanto internamente entre colegas de trabalho quanto externamente com fornecedores e clientes;
  • Fornecimento de ferramentas necessárias aos funcionários como webcams, softwares e headsets;
  • Serviços de Cloud para colaboração, comunicação e armazenamento.

É também prioritário considerar o impacto que tais mudanças repentinas (em termos de tecnologia e capacidade) podem causar ao bem-estar dos funcionários. Então, é aconselhável rever a abordagem nos processos, gerenciamento de tarefas e trabalho em equipe, de modo que os canais de comunicação necessários estejam disponíveis para ajudar os colaboradores quando e onde precisarem.

Como migrar?

Nem todas as medidas implementadas serão sempre diretamente voltadas para o cliente. Muitas companhias estão tomando este tempo para avaliar como migrar alguns dos processos e aplicações que normalmente ocorrem em seus servidores locais para a nuvem em um modelo de pagamento por utilização (pay-per-use). Enquanto se beneficiam de um nível maior de segurança e onipresença de acesso.

É verdade que nem todas as organizações serão capazes de garantir a continuidade de suas operações ao implantar medidas de trabalho remoto. Ou de migração de suas aplicações de negócio para a nuvem. Não é uma surpresa para ninguém que um instrutor de academia ou um restaurante encontrarão dificuldades em continuar oferecendo seus serviços da mesma maneira, mas muitos estão se beneficiando do progresso facilitado pela digitalização.

Restaurantes estão alavancando a economia das plataformas online quando possível e aumentando operações de serviços de entrega. Além de atividades comunitárias, como postar novas receitas ou cursos de culinária online para crianças, fazendo a quarentena ser um pouco mais suportável. Já os instrutores de academia estão fazendo o máximo que podem para manter seus clientes e estimular seus filhos com sessões divertidas de treinamento virtual.

Uma coisa que permanece sendo verdade durante esta pandemia é que, como sempre, empresários e companhias continuam a se adaptar e inovar.

Quer saber mais sobre como as ferramentas de colaboração e as soluções em nuvem podem ajudar sua empresa a avançar na jornada de transformação digital? Vivo Empresas está aqui para ajudá-los a superar esse momento sem precedentes.

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