Delivery de comida como impulsionador do mercado pós-pandemia

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A conveniência é uma das características mais valorizadas pelo consumidor moderno. Por isso, o delivery de comida está entre as atividades mais promissoras da atualidade. Afinal, com apenas alguns cliques, já é possível receber aquilo que desejam comer no conforto de casa.

Por isso, as empresas da área de alimentação não podem mais ignorar essa comodidade. É preciso investir em um bom sistema de entrega de comida ou, então, montar parcerias estratégicas com players de logística desse setor. 

Dessa forma, é possível aproveitar os benefícios que a modalidade proporciona. Isso inclui ampliar a base de clientes, fidelização, diversificação do negócio, facilitar as operações e, claro, aumentar os lucros ao vender mais. 

Neste artigo, serão abordados os seguintes tópicos: 

  • Panorama do delivery de alimentação no Brasil;
  • A importância do sistema para empresas;
  • Os benefícios ao adotar essa tática de venda;
  • O papel da conectividade;
  • Estrutura necessária.
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Delivery de comida avança no Brasil 

A crise sanitária de covid-19 deu um grande incentivo para que novos sistemas de entregas fossem testados em todos os setores, uma vez que os serviços estavam restritos a fim de conter os avanços do vírus. Na área de bares e restaurantes, o delivery caiu no gosto do brasileiro de forma permanente. 

A pesquisa Consumo Online no Brasil, da agência Edelman, promovida pela Paypal e divulgada em novembro de 2021, entrevistou mil pessoas, com idades entre 18 e 55 anos, e o resultado mostrou que a introdução do delivery de comida na rotina atingiu 66%. Para se ter uma ideia, nos anos anteriores, essa porcentagem girava em torno de 40%. 

Já o estudo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), publicado em fevereiro de 2022, concluiu que a ampliação da modalidade e a aceleração da transformação digital foram motivos cruciais para o aumento da participação do setor de food service nas estatísticas de vendas da indústria durante o ano de 2021. 

Outro dado que merece consideração é que esses serviços correspondem a 39% do faturamento de bares, restaurantes, cafés e lanchonetes no Brasil. A informação vem da pesquisa realizada pela Associação Nacional de Restaurantes (ANR), em conjunto com a consultoria Galunion e com o Instituto Foodservice Brasil (IFB), em setembro de 2021. 

Os benefícios de ter um delivery

Diante dos números acima, fica evidente que a entrega em domicílio é uma tendência importante para o setor de alimentação. No entanto, não são todos que aderiram ao movimento. Por isso, serão mostradas as vantagens de montar um esquema de delivery. 

Amplia a clientela 

Um restaurante que pode atender 20 pessoas simultaneamente no salão consegue muito mais eficiência se for por tele-entrega. Afinal, é possível vender para quem está em um raio de distância bem maior. Tudo o que será necessário é um sistema de pedidos online bem organizado e a capacidade para enviar as encomendas.

Fideliza os clientes

A conveniência é definitivamente uma mola propulsora da fidelidade. Os clientes precisam apenas pensar na comida e manipular seus dispositivos. Se o delivery é rápido e eficiente, seguramente esse consumidor vai voltar mais vezes. Também é possível fazer promoções especiais para essa modalidade e aumentar as vendas em períodos de baixa. 

Aumenta o ticket de venda 

Ter um sistema de pedidos online pode tornar as operações do cotidiano mais eficientes para um restaurante. Além disso, quando uma pessoa faz a encomenda, ele leva um tempo para navegar no menu e se familiarizar com as ofertas adicionais que o estabelecimento deve disponibilizar. Isso pode causar um aumento exponencial no valor total de itens por pedido.

Facilita o marketing 

Ter um perfil nos aplicativos de delivery aumenta o interesse pelo seu negócio. Ao ter uma forte presença digital, ou seja, ter um conteúdo disponível para os clientes acessarem 24 horas por dia, 7 dias por semana, aumenta-se a possibilidade de retorno financeiro. Isso sem que haja um investimento alto em publicidade de mídia e outdoors. 

Viabiliza o estudo de perfil

Ao criar um sistema de delivery de comida, outra vantagem é poder fazer uso de uma ferramenta poderosa: o Big Data. Quem são os clientes regulares? O que eles gostam de pedir no restaurante? Quais alimentos vendem mais? 

Algumas dessas perguntas podem ser respondidas usando análise de dados e insights gerados por um software de gestão. Essas informações valem ouro porque permitem fazer promoções segmentadas e direcionadas a cada tipo de consumidor a fim de aumentar as vendas. 

7 dicas para montar um sistema de delivery 

Depois de entender a importância de um bom gerenciamento de entregas, confira abaixo 7 dicas para criar um delivery de comida. 

  1. Decidir qual será o tipo de delivery

O primeiro passo é saber se será uma atividade própria ou por meio de parceiros como o IFood. Caso seja um sistema desenvolvido internamente, é preciso montar uma equipe de motoboys. Isso pode ser viável apenas para quem já tem uma estrutura sólida e capital para investir inicialmente em publicidade. 

Com as parcerias, a visibilidade é maior, mas também deve-se considerar as taxas cobradas.

  1. Definir o menu

De início, o ideal é não colocar todo o cardápio disponível na plataforma online. Ou seja, é preciso definir itens específicos para o delivery, que seja viável de montar e sem complicações, para atender da forma mais rápida possível — e sem falhas. 

O serviço inicial deve ser impecável para que as pessoas tenham vontade de continuar pedindo. 

  1. Separar o cardápio em categorias 

Uma parte importante do menu na internet são as fotos. Afinal, os consumidores vão ter somente esse recurso para escolher. 

Feito isso, é hora de separar tudo por categorias. Coloque imagens dos pratos mais vendidos. Diferencie as opções para vegetarianos, caso tenha. Também vale destacar as promoções para atrair mais clientela.

  1. Estudar as regras 

Caso se opte por uma parceria com plataformas de delivery, deve-se dedicar um bom tempo ao estudo das regras. Existem taxas de entrega, condições de venda, de repasse do dinheiro, formas de pagamento e muitas outras particularidades que precisam ser conhecidas.

É preciso entender tudo isso muito bem para não errar na hora da precificação.

  1. Conferir as operações

Ao começar as atividades, é necessário fazer um levantamento do próprio negócio para saber se há realmente condições de dar esse passo. Apesar de um sistema de delivery facilitar as operações, é imprescindível que tudo seja muito bem planejado. 

Há embalagens suficientes? Foram identificados horários de pico e estabelecidas horas extras para os funcionários nesses períodos? Foram comprados todos os ingredientes para atender às demandas dos finais de semana? Essas são algumas perguntas que o empresário deve fazer antes de iniciar.

  1. Verificar a infraestrutura

Para começar um negócio de entregas, é preciso verificar se a companhia tem a infraestrutura necessária. Para quem tem um restaurante ou lanchonete, já é meio caminho andado, porque pode focar apenas no delivery. Então, os equipamentos necessários seriam mais voltados a tecnologias de logística, como computadores, smartphones, montagem do site e soluções de internet. 

  1. Ter um bom software de gestão 

Para tudo funcionar corretamente, no entanto, uma das principais dicas para o empreendedor que deseja iniciar com o pé direito é ter um bom software de gestão. A digitalização da empresa é crucial nesse momento. Só assim será possível organizar as contas e todas as informações do negócio para que a estratégia seja bem-sucedida.

Além disso, esse tipo de ferramenta ajuda na gestão das equipes, uma vez que há colaboradores atuando em diferentes frentes. Aqui, o uso da internet se destaca por ser um dos modelos mais eficientes para gerir as atividades. São plataformas que permitem ao gestor uma visão macro de toda a organização, bem como a performance desempenhada para cumprir cada etapa do processo.

Conectividade é ponto crucial do delivery de comida 

Embora muitos estabelecimentos ainda recebam pedidos por telefone, as solicitações via aplicativos ou sites são cada vez mais recorrentes. Então é de se imaginar a frustração do consumidor quando ele não consegue fazer um pedido porque o site da empresa está fora do ar.

É por isso que a conectividade é tão importante para estruturar sistemas de delivery eficientes. Para esse tipo de serviço, é essencial ter a maior disponibilidade possível, o que torna a Internet Dedicada e a Internet Fibra soluções altamente eficazes para bares e restaurantes.

Uma boa conexão, que seja estável e rápida, também vai ser crucial para operações internas. Emissão de comprovantes, pagamento, gerenciamento das compras. Com esse investimento, diminui-se a chance de ter falhas por causa da rede que caiu, perder os pedidos ou gerar atrasos por problemas de conectividade. 

A 5ª edição da pesquisa Alimentação da Pandemia, da Gallunion, divulgada em março de 2022, mostra que, para 80% dos entrevistados, uma entrega em até 25 minutos é o ideal. E, caso o restaurante consiga cumprir esse prazo, com certeza voltariam a comprar no mesmo lugar. 

Sendo assim, o empresário que quer iniciar no negócio de delivery deve pensar em contar com parceiros de qualidade para implementar as soluções de conectividade internamente. A Vivo Empresas, por exemplo, conta com o melhor da tecnologia, com um portfólio completo para auxiliar a evolução digital de organizações dos mais diversos setores.

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Foco no aumento das vendas 

Além de viabilizar uma entrega segura, os restaurantes devem pensar em abordagens capazes de impulsionar as vendas. Oferecer descontos, promoções, combos e programas de fidelidade são excelentes atrativos. 

Antes de colocar essa estratégia em prática, no entanto, é importante fazer um planejamento para analisar o que pode ser disponibilizado aos clientes. Evitar gastos que podem ser prejudiciais à saúde financeira do negócio e contar com estratégia bem articulada com todas as células da companhia é fundamental. 

Alinhar o delivery de comida com outras formas de aumentar as vendas e fidelizar compradores, como a criação de perfis nas redes sociais, é um bom caminho para se aproximar do público-alvo. Com vídeos para mostrar as preparações dos pratos, fotos bem-feitas do cardápio e um passo a passo de como fazer o pedido, os consumidores podem se sentir tentados a fazer mais compras no seu restaurante. 

No fim, entender a jornada do cliente e surpreendê-lo do começo ao fim do contato é o mais importante. Tudo isso deve ser levado em conta para manter o controle sobre a qualidade final do produto.

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Até a próxima!

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