Agropecuária sustentável e um panorama do efeito estufa no mundo

09/12/2020 às 9:00

Ao contrário do que se esperava, um estudo recente publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) diz que o ritmo da mudança climática segue forte, mesmo com desaceleração da economia em decorrência da Covid-19. 

Dentro desse contexto, o cuidado com o meio ambiente ganha cada vez maior relevância em todos os setores, com destaque para a agropecuária sustentável.

O desafio é, contudo, produzir alimentos, fibras e biocombustíveis para atender às crescentes necessidades da população mundial sem deixar de se preocupar com a preservação do meio ambiente.

Quer saber mais sobre como a tecnologia ocupa papel central nesse assunto? Neste artigo, você verá:

  • Panorama do aquecimento global no mundo;
  • Números do setor de agronegócio no Brasil;
  • Tecnologia como aliada da agropecuária sustentável.

Efeito estufa e o cenário pandêmico

O relatório United in Science 2020, coordenado pela Organização Meteorológica (OMM), que compila dados de diversas agências científicas, destacou que as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera estão em níveis recordes. E continuam aumentando.

De acordo com o documento publicado pela ONU, durante o pico do distanciamento social, em abril passado, as emissões globais de gás carbônico caíram impressionantes 17% em comparação com 2019. Já a projeção, em 2020, é que o número caia de 4% a 7% devido à pandemia e suas consequências econômicas.

Contudo, o mesmo material indica que caminhamos para o quinquênio mais quente já registrado. Assim, fica claro que, embora muitos aspectos da vida humana tenham sido modificados neste ano, a mudança climática continuou firme. 

A produção agrícola e a pecuária não estão descoladas desse cenário e aparecem no mundo todo como um dos principais setores responsáveis pela liberação de gases causadores do efeito estufa.

Imagem de homem usando a tecnologia da pesquisa para a agricultura
Agricultura ocupa papel central na economia brasileira 

No Brasil, a agropecuária é um dos setores mais importantes da economia, representando 21,4% de nossa produção no ano de 2019, de acordo com dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Porém, quando o assunto é o lançamento de CO2, o agro foi responsável por 73% do volume emitido no ano passado.


LEIA MAIS: O futuro chegou ao campo: veja como inovar no agronegócio


Veja como produzir mais, de maneira eficiente e sustentável, com soluções em IoT

Tecnologia em favor da produção agropecuária sustentável

As tecnologias digitais vêm influenciando os diferentes setores da economia. E, em um segmento de tão grande impacto como o agronegócio, não poderia ser diferente. Empreendedores rurais buscam, por meio dessas inovações, garantir mais eficiência, praticidade e sustentabilidade.

Não por menos, de acordo com o relatório da consultoria McKinsey & Company, o sucesso da produção agro no Brasil pode ter os seus fins justificados pelos seus meios: o uso de aparatos tecnológicos como aliado da produção no campo.

O relatório mostrou que, dentro do contexto global tomado pela revolução da tecnologia, o Brasil conta com 34% de seus produtores rurais realizando transações digitais.

Ou seja, a agricultura, um dos segmentos mais antigos do mundo, está também no centro da revolução digital e essas tecnologias já começam a impactar os resultados da produção.

LEIA MAIS: Como as novas tecnologias ajudam a trazer mais eficiência para a colheita de soja

Elas indicam aumento de produtividade e redução de perdas, por exemplo. Assim, hoje, é possível monitorar plantações de diversas formas, com mais facilidade e praticidade, apenas verificando as informações enviadas para um dispositivo. Com assertividade na aplicação de insumos, chegaremos cada vez mais perto de uma agropecuária sustentável.

Conectividade para falar de futuro da agropecuária sustentável

Para avançar nas agendas de produtividade, eficiência e sustentabilidade, é preciso investir em uma infraestrutura sólida de tecnologia.

Outro relatório recente do McKinsey & Company prevê que, até 2030, a agricultura pode agregar US$ 500 bi ao PIB global se abraçar a conectividade.

Ainda de acordo com o documento, implementações tecnológicas, como Inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), realidade imersiva, ciência de dados, análise preditiva, computação em nuvem, sensores conectados e outros  podem, além de aumentar os rendimentos, melhorar a eficiência da água e outros insumos.

LEIA MAIS: Conectividade e IoT no campo: Vivo Empresas apoia digitalização da Fazenda Guanabara

Isso ajuda, portanto, a fomentar a sustentabilidade em todo o processo produtivo, desde o preparo do solo até a distribuição da produção nos pontos de vendas.

Além disso, a solução tecnológica também pode se aplicar à pecuária. Segundo o mesmo material da McKinsey, a IoT em celulares com internet 3G ou 4G é suficiente para monitorar rebanhos de forma financeiramente acessível. 

Esse controle ajuda a buscar mais sustentabilidade, uma vez que é possível otimizar o uso de espaço e de pasto e, consequentemente, produzir de maneira menos agressiva ao meio ambiente.

Imagem de uma pessoa usando a tecnologia da tablet e uma vaca ao fundo
Tecnologia também pode ser usada na pecuária

Fazendas conectadas: aplicação no dia a dia

Como mostram os dados acima, fazendas conectadas já são realidade. Veja alguns exemplos de como a conectividade suporta outras tecnologias digitais e facilita a rotina  no campo:

  • Internet das Coisas (IoT): tecnologia que possibilita a conexão entre o físico e o real em todas as etapas da produção como, por exemplo, o uso de hardwares instalados para fazer a medição da umidade no solo. Os mecanismos capturam as informações por meio de gateways e as enviam para uma plataforma de IoT. Assim, a ferramenta refina os dados e os repassa para análise. Se a umidade não estiver adequada e a terra precisar de mais água, na mesma tela é possível ter acesso à estação meteorológica. Com isso, pode-se identificar se vale a pena esperar pela chuva ou checar o nível hídrico dos reservatórios para acionar o processo de irrigação automática.
Homem usando a tecnologia e a tablet no meio da plantação
Tecnologia é essencial para criar fazendas conectadas 

  • Drones: equipamentos capazes de fazer imagens e mapeamentos dos terrenos em tempo real e, ainda, pulverizar áreas específicas. Com isso, os voos automáticos possibilitam que tudo seja controlado a distância.
  • Maquinário automatizado: até mesmo os equipamentos de grande porte,  pode ser automatizados, como tratores, colheitadeiras, semeadeiras com GPS, controle de velocidade e rastreamento de segurança.

LEIA MAIS: Fazendas conectadas sofrem menos com o impacto do coronavírus


Conclusão

Em resumo, o uso da tecnologia no campo já se comprova como um mecanismo essencial, agregando inúmeras facilidades ao trabalho no setor e à agropecuária sustentável.

Como resultado, promove maior economia de recursos, segurança aos trabalhadores  e se destaca como um facilitador da agropecuária sustentável. 

Para apoiar a jornada da digitalização do agronegócio, a Vivo Empresas traz em seu portfólio soluções em M2M (Machine to Machine): ferramenta capaz de conectar dispositivos e equipamentos no campo. Permite o monitoramento a distância e em tempo real, sem a necessidade de intervenção humana.  

Além disso, soluções de conectividade precisam ter boa qualidade para cumprir o seu papel. Para isso, os planos 2G, 3G, 4G e LPWA, com a Vivo Kite Platform®, ajudam a gerenciar e a monitorar a propriedade em tempo real. 

Outra possibilidade é o Vivo Clima Inteligente, que usa estações meteorológicas para apoiar o agricultor em suas atividades na fazenda.

Conheça também o portfólio completo de tecnologias digitais oferecidos pela Vivo Empresas, baseadas em Conectividade, Equipamentos, Cloud, Segurança, Big Data, Ferramentas de Colaboração, IoT e TI.

Quer saber mais sobre como usar a tecnologia no campo? Veja estes artigos que separamos para você:

Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo!

Solicite um contato
campo obrigátório

Enviamos conteúdos do seu interesse para seu e-mail, cancele a qualquer momento.

Cadastro efetuado com sucesso!

Em breve você receberá os melhores conteúdos para ajudar a gerenciar, expandir ou inovar o seu negócio